Vai começar — ou começou — a trabalhar com TI? Então confira esses cursos grátis

Começar a carreira no mundo da tecnologia exige investimentos que muitas pessoas, infelizmente, não têm condições de fazer, seja no ensino superior ou em instituições especializadas. Para tentar resolver uma parte do problema, escolas e empresas vêm oferecendo cursos gratuitos tanto em TI, quanto em áreas relacionadas, como o Marketing Digital.

 

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas de estudo e bootcamps voltados aos profissionais de TI.

 

Agora é mãos à obra!

Para iniciantes

Digital House

A Digital House, em parceria com o Mercado Livre e a Globant, criou o Certified Tech Developer, curso destinado a jovens que acabaram de concluir o ensino médio e precisam de uma qualificação para se colocar no mercado de trabalho. A parceria viabiliza a concessão de 200 bolsas de 95% na terceira edição do curso para candidatos de todo o Brasil.

A novidade para essa terceira edição é que os contemplados com bolsas ainda poderão contar com o financiamento dos 5% restantes por meio da contratação do ISA (Income Share Agreement), um modelo de crédito em que o aluno estuda agora, se forma e só paga quando conseguir um trabalho com uma boa remuneração, comprometendo apenas parte da renda. O programa quer atrair, principalmente, estudantes de baixa renda, mulheres e outras minorias para a área da Tecnologia.

 

O Certified Tech Developer tem foco na prática e na formação para o mercado de trabalho. A proposta é oferecer ao jovem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com uma remuneração atrativa, sem que precise fazer um curso universitário. Para isso, o programa se baseia no ensino de habilidades já utilizadas por empresas de tecnologia que são referência no mercado. Além disso, a metodologia de sala de aula invertida, em que o aluno estuda a parte teórica nos momentos fora da aula e usa o período de aula para praticar, dá a oportunidade para que o indivíduo tenha contato e busque soluções para problemas reais desde as primeiras aulas.

 

Os interessados devem se inscrever até o dia 12 de setembro na página especial do programa e cumprir as etapas do processo seletivo conforme prazos informados no decorrer do mesmo. Quanto antes conseguirem concluir todas as etapas, mais chances de serem contemplados com uma das bolsas. A terceira edição do programa terá início em 18 de outubro e as aulas serão oferecidas no período noturno. 

CS Academy

Academia especializada em educação Customer Centric (centrada no cliente) lançou, gratuitamente, cursos de Introdução ao Customer Experience e Customer Success. O objetivo é preparar os futuros profissionais de CS e CX no Brasil, democratizando o acesso à essas disciplinas para pessoas que estão em busca de recolocação ou ingressar nesse mercado.

 

O programa Customer Success é introdutório para pessoas que querem ingressar na área de Customer Success e entender os benefícios que a área vem trazendo para pequenas e grandes empresas. O aluno conhecerá as características de um profissional de CS e as suas oportunidades de carreira. Muito além da tecnologia, ele verá a expansão de Customer Success em diferentes mercados.

 

Já o programa de Introdução ao Customer Experience é um curso introdutório para aqueles que desejam ingressar na área de Customer Experience e a importância da estratégia Customer Centric. São abordadas as características de um profissional de CS e as suas oportunidades de carreira, bem como sua aplicação em diferentes mercados.

Para se inscrever no curso de Introdução ao Customer Experience, clique aqui. 

 

E para o programa de Customer Success, clique aqui. 

 

 

Santander

Fruto de uma iniciativa entre o Santander Universidades e a Tera – startup de educação para economia digital – o programa Santander Digital vai acelerar o desenvolvimento de habilidades voltadas para as áreas de Marketing Digital e User Experience.

Em um pocket bootcamp de quatro dias e 8h de duração, profissionais do Santander e da Tera promoverão mentorias e palestras para todos os inscritos, que ainda receberão certificado ao final do programa, caso concluam as etapas conforme o Edital. Aqueles que tiverem performance suficiente poderão participar da seleção de bolsas, que financiará, respectivamente, 50 e 100 alunos para os programas de UX Design e Marketing Digital oferecidos pela Tera. Os cursos têm duração de três e cinco meses e oferecem para os estudantes a oportunidade de interagir em projetos reais de empresas parceiras.

 

Nas aulas de UX, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no universo de design, criando habilidades para entender melhor os padrões de usabilidade, arquitetura de informação e relação usuário-produto. O ciclo de vida de produtos, jornada do cliente e tecnologias para marketing serão os temais centrais do curso de Marketing Digital, que também vai incentivar a visão estratégica, alinhando todo o conhecimento obtido.

 

Os cursos são voltados para jovens com interesse no mundo digital e que querem desenvolver habilidades que serão ainda mais valorizadas no futuro. Todo o curso será acompanhado de perto pelo Santander, que espera extrair talentos do programa.